Você sente fome ou vontade de comer?

Na maioria das vezes confundimos vontade de comer com fome. A fome é uma necessidade fisiológica que é sinalizada através de sensações físicas, que vão surgindo aos poucos. Ex.: dor na barriga, fraqueza, tontura, dor de cabeça. Ela não é seletiva e geralmente é saciada com o consumo de qualquer alimento, além de não existir sentimento de culpa após comer. 

Já a vontade de comer, aparece de repente, não necessariamente transmite sinais físicos e sim emocionais. Se manifesta com um desejo de um alimento específico, nenhum outro alimento vai trazer saciedade, somente aquele que está sendo desejado, após comer traz sentimento de culpa, bem diferente do que ocorre com a fome real. Então isso pode levar você a comer em excesso e consumir alimentos não recomendáveis. 

“Há alguma coisa de errada em sentir fome real?"

Não há nada de errado, não encare isso como um problema, apenas, quando acontecer, faça as melhores escolhas. Seja sensível aos sinais emitidos pelo seu corpo, sabendo diferenciar seus desejos, dessa forma fica mais fácil entender suas necessidades.

Nutricionista: Graciele Figueiredo, CRN 4850.
Editorial, 01.AGOSTO.2018 | Postado em Geral
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...