Instituto Baiano de Obesidade participa de evento no Hospital Agenor Paiva

Nos dias 16 e 23 o Hospital Agenor Paiva realizou uma ação lúdica para promover a Educação Permanente do mês de maio, evento realizado para informar e entreter os profissionais da área de saúde. 

O evento teve como tema central a Cirurgia Bariátrica e a Obesidade. Em dez anos, a obesidade no Brasil cresceu 60%. A Bahia é 10° lugar em obesidade, o 15° em sobrepeso, 5° em hipertensão e 2° em dislipidemia.

A equipe do Instituto Baiano de Obesidade (IBO) analisou esses dados, explicou os motivos para a obesidade estar aumentando, principalmente acometendo crianças e adolescentes, e ainda esclareceu as principais dúvidas dos colaborados do hospital, como “a cirurgia é apenas para ganho estético?”, “qual a dieta mais indicada?”, “meu filho tem 11 anos e tem obesidade mórbida, o que fazer?” entre outras.
 
“Muitas pessoas acham que a Cirurgia Bariátrica é apenas para ganhos estéticos, mas a Cirurgia Bariátrica salva vidas, ela é ganho de saúde. A obesidade está relacionada com 26 doenças como diabetes, hipertensão, apneia do sono, ovários policísticos etc, que são melhoradas com a cirurgia bariátrica”, explica Daniel Proença.

A Nutricionista Graciele Simões e a Psicóloga Juliana Endraos também participaram do bate-papo e falaram da importância do tratamento multidisciplinar. “Depois da cirurgia a primeira coisa que o paciente faz é parar de ir às consultas psicológicas. É importante lembrar que o tratamento psicológico deve ser feito no pré e pós-operatório e precisa ser contínuo”, ressalta Juliana Endraos.

Graciele Simões faz uma recomendação. “Mais feira, menos prateleira. Prefira sempre os alimentos naturais, a comida de verdade. Não adianta comprar uma barrinha de cereal achando super saudável se você não conhece nenhum dos ingredientes que vem descrito na parte de trás da embalagem”.

O diálogo foi comandado pela enfermeira da CCIH do Hospital Agenor Paiva, Maíra Andrade, e também contou com a presença da Infectologista Dra. Andrea Straatmann para falar sobre H1N1 e a importância da higiene de mãos.
Editorial, 24.MAIO.2018 | Postado em Geral
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...