8 passos para começar um estilo alimentar mais saudável

Você escolheu adotar um estilo alimentar mais saudável, porém não sabe por onde começar? Seguem algumas dicas da nutricionista do Instituto Baiano de Obesidade, Graciele Simões.
 
  1. Tenha em mente que uma alimentação saudável (a sua dieta), tem que ser adotada como estilo de vida, sem data de término, para que os seus resultados sejam duradouros. Se você focar bem somente em um certo período, os seus resultados não serão diferentes disso;
  2. Faça um planejamento de suas refeições. Se você tem uma vida corrida, sem tempo para cozinhar todos os dias, escolha um dia na semana para organizar o preparo das saladas. Você pode armazenar em potes sob refrigeração ou fazer congelamento também de algumas preparações;
  3. Exclua da rotina alimentar carboidratos refinados e processados (pães, biscoitos, massas);
  4. Evite também o consumo de açúcar na rotina, tente acostumar seu paladar a usar o alimento de forma natural sem precisar adoçar. Se quiser usar algo para adoçar, prefira os adoçantes naturais. Ex.: stevia, xilitol, eritritol;
  5. Não foque somente em calorias! Conhecer a influência dos nutrientes e funcionamento metabólico dos alimentos é bem mais importante que contar calorias;
  6. Tenha como base da sua alimentação os vegetais, pois eles fornecem uma variedade de nutrientes necessários para uma boa saúde;
  7. Tenha atenção dobrada para os produtos light e diet, a maioria deles são cobertos de bruxarias e açúcares disfarçados (maltodextrina, dextrose, xarope de milho, sacarose, açúcar invertido e outros);
  8. Opte sempre por comida de verdade, fuja dos industrializados. Aquele ditado: desembale menos, descasque mais!

Editorial, 25.ABRIL.2019 | Postado em Geral
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